A Associação Escola Louis Braille de Pelotas, instituição de referência na região para pessoas com cegueira e baixa visão, recebeu duas novas máquinas de escrever em Braille Perkins Brailler. A entrega simbólica foi realizada nesta quarta-feira, com a presença do presidente da Associação, Dilman Cunha Rodny e da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), responsável pela Emenda Impositiva para aquisição dos equipamentos.
Desenvolvida na década de 1950, a máquina Perkins é o equipamento mais tradicional e utilizado para escrever em Braille. A máquina permite a confecção de diferentes materiais em Braille, que é o principal sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema tem este nome em homenagem ao seu criador o francês Louis Braille (1809 – 1852), que também dá nome a Instituição pelotense.
“Ficamos muito contentes em poder ajudar na aquisição destas máquinas que vão ajudar na transcrição de materiais para o Braille, seja em documentos, seja materiais didáticos, enfim em todo tipo de materiais que possam auxiliar a comunidade cega ler e se comunicar”, comentou Fernanda Miranda.
Sobre a Escola Louis Braille
Com mais de 70 anos de história, a Escola Louis Braille oferece atendimento gratuito a deficientes visuais, cegos e visão subnormal, de Pelotas e mais 27 municípios da Metade Sul. A instituição, que é uma referência na região, atua ainda prestando auxílio à outras instituições e a rede pública, na confecção de materiais didáticos e outros documentos para população cega e com deficiência visual.
A sede da Associação, localizada na rua Andrade Neves, 3.084, atualmente encontra-se em fase de ampliação e adequação de seu espaço com a construção de novos espaços e reforma dos já existentes. O material da obra foi todo doado pelo Instituto Pró-Vida, de São Paulo, e a instuição pelotense busca agora apoio de parceiros para viabilizar a conclusão do projeto que deve ocorrer no próximo ano.
O presidente comenta Dilman que visando sempre atender seu público-alvo e sua comunidade, a Louis Braille não deixa de pensar no futuro. “Seguimos com nossa missão, buscando crescer, oferecer mais e modernizar. Sempre por mais!”, destaca.
