
Quem é Fernanda Miranda
Mulher, Mãe, Professora, Feminista!
Fernanda é professora e alfabetizadora da rede pública municipal, está vereadora no segundo mandato pelo PSOL em Pelotas. Foi reeleita como a candidata mais votada para continuar um mandato necessário. Defende Educação e Saúde pública, os funcionários públicos, políticas públicas para inclusão social e acessibilidade para PCDs. Luta contra a violência de gênero, racismo, e todo o tipo de opressão. Faz as vozes e lutas da classe trabalhadora serem ouvidas na Câmara através de proposições, denúncias, audiências e debates importantes.
Nasceu em Pelotas, no dia 29 de janeiro de 1982. Viveu na periferia da cidade, na infância morou no Pestano e na adolescência e fase adulta no Areal Fundos. Cresceu junto aos pais, irmã e irmão e na adolescência concretizou o sonho de ser professora, ingressando aos quatorze anos no Curso de Magistério do Instituto de Educação Assis Brasil. Nessa época, para poder estudar, trabalhava como estagiária em escola de educação infantil e dava aulas particulares. Teve o primeiro emprego formal no comércio de Pelotas. Concomitante ao primeiro emprego, realizou um curso pré-vestibular gratuito para pessoas de baixa renda chamado Desafio Pré-vestibular, que possibilitou entrar na Universidade Pública, no curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua portuguesa e espanhola. Em 2008, realizou o primeiro concurso municipal para professor de nível 1 do município de Pelotas e foi chamada para assumir em 2009, na sua primeira turma de alfabetização. Em 2011 ingressou no Sindicato dos Trabalhadores de Pelotas, se tornando delegada sindical pela escola Piratinino de Almeida.
Em 2012, na greve dos funcionários públicos municipais, que totalizou mais de cinquenta dias, conheceu o atual companheiro, o também professor, Maicon Bravo. Foi nesse ano, também, que sua primeira inclinação para a política partidária se estabeleceu. Na campanha do PSOL em pelotas, com os candidatos Jurandir Silva e Júlio Domingues, se encantou com os ideais do PSol e meses depois se filiou ao partido Socialismo e Liberdade. Desde então, começou a construir, juntamente com os demais companheiros e companheiras do partido, a luta do PSol em nossa cidade. Casou com o Maicon em 2013 e, nesse mesmo ano, em 24 de setembro, nasceu o Sebastian Miranda Bravo.
Em uma plenária do partido em 2015, após debates intensos sobre a conjuntura política, colocou seu nome à disposição da coletividade, sabendo que poderia levar os ideais do partido para muitas pessoas. Em 2016 teve a grande surpresa de ser eleita a primeira vereadora do PSol em Pelotas. Desde o dia 1 de janeiro de 2017 realiza, juntamente com sua equipe, militância e apoiadores, um mandato combativo dentro da Câmara Municipal. Leva as bandeiras do feminismo, da educação, do funcionalismo público e da saúde mental como principais objetivos e transformar a nossa sociedade adoecida em um lugar mais livre e justo é a principal meta.