Nesta segunda-feira (11), será realizada uma reunião no bairro do Areal Fundos para a apresentação do projeto de revitalização do acesso da Orla do Arroio Pelotas. A proposta prevê a valorização da região com um percurso histórico, cultural e inclusivo, com pavimentação de acesso à orla do Arroio, contemplando as calçadas e ciclovias na Av. Domingos de Almeida e Barão de Corrientes, com melhorias de infraestrutura viária e drenagem ao longo da Estrada da Costa e Vila da Palha.
A obra conta com projeto da Secretaria de Urbanismo (Seurb), apoio no desenvolvimento da Secretaria de Turismo, contando com recursos de emenda parlamentar do Deputado Daniel Trezciak, vinculadas ao Ministério do Turismo. O encontro, chamado pelos vereadores Fernanda Miranda (PSol) e Paulo Coitinho (Cidadania), será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Piratinino de Almeida (avenida Domingos de Almeida, 4.057), a partir das 18h30.
“Será um importante momento de apresentação e diálogo com a comunidade sobre o projeto que visa valorizar e fomentar o turismo em uma região que é berço da história de Pelotas. A proposta da reunião é de ser um espaço também de acolhimento de dúvidas, demandas e sugestões junto aos moradores do bairro”, afirma Fernanda.
O Projeto, que redesenhado na atual gestão pela Unidade de Projetos e Desenvolvimento Urbano Integrado (Urbi), da Seurb, promete transformar urbanisticamente a região que se estende desde o Obelisco da avenida Domingos de Almeida, passa pela avenida Barão de Corrientes e vai até a Estrada da Costa (onde se concentram as charqueadas), com direito a vias da Vila da Palha – área também conhecida como Areal Fundos. Além de calçamento e ciclofaixas, o novo projeto (a versão original havia sido proposta na gestão anterior) prevê pavimentação, intervenções de drenagem e abertura de um ponto de acesso público ao arroio Pelotas.
“Nosso projeto visa potencializar o aspecto turístico sem perder o caráter público, com melhorias para a comunidade da vila da Palha e abertura de acesso à população ao arroio Pelotas – hoje bastante restrito”, destaca o secretário de Urbanismo Otávio Peres.
Reunião de Apresentação do Projeto:
11 de agosto – segunda-feira
às 18h30
EMEF Piratinino de Almeida