Projeto de qualificação do Centro Cultural Kaingang é apresentado à Secult

Antiga reivindicação da Aldeia Gyró, o Centro Cultural Kaingang está cada vez mais perto de ser concretizado como um espaço amplo e qualificado. Na última semana, foi entregue à Secretaria de Cultura de Pelotas o Estudo de viabilidade para qualificação e ampliação do Centro Cultural.

O trabalho foi desenvolvido pelo programa de extensão Sustentabilidade no Habitat Social da Universidade Católica de Pelotas, e já apresentado a representantes da Comunidade indígena kaingang Gyró. A proposta inclui a construção de um banheiro e uma cozinha, que serão anexados à estrutura existente. Além disso, estão previstos fechamentos, pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias. O recurso, no valor de R$40 mil, é proveniente de uma emenda impositiva do mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

Localizada na Colônia Santa Eulália, no 5° distrito de Pelotas, a Aldeia Gyró abriga dezenas de famílias Kaingang, que moram no local desde agosto de 2017. O centro cultural é uma reivindicação antiga do Povo Kaingang para cultivar sua cultura e ancestralidade, e realizar as festividades da Semana dos Povos Indígenas – Resistência Kaingang, que vem sendo realizado ao logo dos últimos anos.

O mandato segue acompanhando e na luta pela efetivação da nossa emenda e realização do Centro Cultural Kaingang, bem como na luta pela demarcação e regularização do território indígena da Aldeia Gyró.

Deixe um comentário