Lei das Doulas em Pelotas: vereadora Fernanda Miranda participa de reunião com a direção do Hospital Escola 

No início desta semana, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), juntamente com representante da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul, reuniu-se com a direção do Hospital Escola da UFPel para tratar da aplicação da Lei que dispõe sobre a presença das doulas nas maternidades em Pelotas. De proposição da vereadora, a Lei nº 7.249 de 21 de novembro de 2023, autoriza que maternidades e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do Município de Pelotas garantam a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, de parto e de pós-parto imediato.

A doula é uma profissional que trabalha no acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto. Estas profissionais desempenham um papel de oferecer conforto, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações ocasionadas pela gravidez.

Na reunião de segunda-feira (29 ), a direção do Hospital Escola da UFPel mostrou-se bastante interessada na pauta e em garantir o cumprimento da legislação. Um dos encaminhamentos é que a Associação de Doulas auxilie na implementação em Pelotas, visto a experiência já ocorrida no município de Rio Grande.

Um passo seguinte

Outro tema também abordado no encontro foi o princípio da equidade do SUS e a necessidade de termos em Pelotas o curso de formação de Doulas. Este curso pode vir a ser ofertado pela universidade, garantindo assim a atuação de doulas voluntárias para as parturientes que não podem contratar uma profissional mas gostariam de ter o acompanhamento.

“A gente está nessa luta para ampliar, não só para quem possa pagar, mas para todas as pessoas que tiverem interesse em ter essa profissional no momento do parto”, pontou Fernanda.

O mandado seguirá acompanhando e participando dos próximos passos, para que a Lei seja aplicada em todas as maternidades da rede pública e privada de Pelotas, conforme prevê a legislação.

Deixe um comentário