Na última quinta-feira (30), foi aprovado o Projeto Autorizativo apresentado pelo mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), em coautoria com o vereador Cristiano Silva (UB), que autoriza a concessão de passe livre no transporte público urbano e rural aos responsáveis legais de filhos internados na UTI neonatal e pediátrica.
A proposta é que a concessão, uma vez implementada pela prefeitura, seja encaminhada pela equipe de assistência social do hospital que irá averiguar a necessidade e as condições sócio-econômicas dos responsáveis. Sobre a aprovação do PL, a vereadora comenta que em média, uma mãe precisa se deslocar duas vezes por dia ao hospital, sendo muitas vezes inviável o custo das passagens para a família. “A importância do projeto está em apontar que o valor da passagem não pode impedir o direito ao aleitamento materno, o procedimento “canguru” e todo o acompanhamento fundamental nesse momento delicado e difícil” completou.
Sendo uma maioria de mães as responsáveis legais, o projeto também é uma vitória importante das ações do março de luta das mulheres. Segundo a parlamentar, o próximo passo será solicitar reunião com setores envolvidos e o poder público para debater a necessidade e viabilidade da medida.