Com o início do ano letivo na rede municipal, o mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) retornou com o cronograma de visitas nas escolas para acolher denúncias e demandas da comunidade escolar. Além de Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a vereadora e sua equipe visitaram também uma obra de Escola inacabada no loteamento Vasco Pires. A obra havia sido visitada há um ano atrás pela vereadora, que denunciou a situação.
“É triste ver o estado da obra, as ruínas, a depredação e o sonho do que já poderia ser uma Escola de Educação Infantil para tantas famílias da Vasco Pires e Areal Fundos, que aguardam vaga na rede pública. A construtora abandonou a obra, que iniciou em 2016, e até hoje a prefeitura não conseguiu agilizar o processo de licitação para a retomada. Enquanto isso, o dinheiro público investido ali, se perde” comentou a vereadora.

O mandato também visitou a EMEI Antônio Caringi que passa por uma situação estrutural preocupante. A escola não retornou com o ano letivo, pois aguarda laudo técnico sobre situação das rachaduras. Enquanto isso, a comunidade escolar aguarda sem previsão de retorno das aulas no prédio ou de reformas. “É indignante encontrar os mesmos problemas das visitas do ano passado, só que piores. É a gestão da falta. Faltam profissionais, faltam vagas, falta valorização. E sobram as justificativas de um projeto de desmonte da Educação Pública” conclui a parlamentar.
Em Reunião Pública da Comissão de Educação da Câmara, realizada na manhã desta quinta-feira (02), a vereadora repassou as demandas e problemas encontrados para a Secretária de Educação Adriane Silveira e questionou sobre as medidas que estão – ou não – sendo tomadas pela SMED. As questões também serão protocoladas em formato de Pedido de Informações para que sejam respondidas oficialmente pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto.
O mandato da vereadora seguirá com as visitas nas próximas semanas e denunciando o projeto de sucateamento da Educação, que impacta a classe trabalhadora e atinge toda a sociedade.