Reunião com trabalhadores da educação expõe situação de desmonte e desvalorização da educação pública em Pelotas

Após solicitação de trabalhadoras, o mandato promoveu na noite desta quinta-feira (10) uma reunião com trabalhadoras/es da educação que estão fora do quadro do magistério. O encontro, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, reuniu mais de 50 trabalhadoras/es e expôs alguns dos problemas que ocorrem nas escolas com a precarização de seus cargos. 

A reunião contou com a participação de trabalhadoras que ocupam funções de auxiliares de educação infantil, merendeiras, cuidadoras, monitores, secretárias e serventes. Os problemas relatados incluem desvalorização da carreira com baixos salários, falta de plano de carreira, desvio de função, assédio moral, falta de estrutura adequada nas escolas e condições precárias de trabalho em geral. 


Após a abertura do encontro com uma fala da vereadora Fernanda, colocando o mandado à disposição, foram abertas inscrições para falas das trabalhadoras. Foram diversas falas em tom de denúncia relatando o descaso do poder público com profissionais que estão inseridos na educação de base de nosso município. “A gente ganha pouco, trabalha muito, estamos adoecendo!”, enfatizou Maria de Fátima, merendeira de escola no Laranjal.

O descumprimento da prefeitura no pagamento do reajuste de 14,95% do piso do magistério é só a ponta do iceberg no projeto de desmonte da educação pública de Pelotas. A desvalorização dos trabalhadores, as más condições de trabalho e absurdos como alimentos com a data de validade quase vencida sendo entregues para as merendas mostram o quando a gestão do PSDB busca precarizar ao máximo nossa educação pública. No fundo vemos que existe um projeto que visa permitir cada vez mais a entrada de iniciativas privadas como terceirização, extinção de cargos e a fragilização na organização da comunidade escolar. Não podemos aceitar!

Continuaremos acompanhando e ao lado da luta dos trabalhadores da educação de Pelotas que deve ser uma luta de toda comunidade! Queremos uma educação pública de qualidade, que emancipe os educandos e valorize os trabalhadores da educação!

2 comentários sobre “Reunião com trabalhadores da educação expõe situação de desmonte e desvalorização da educação pública em Pelotas

  1. Valorização deveria ser pra todas as categorias,não só pra educação, quanto a secretárias de escola por exemplo ,elas exercem função administrativa,se houver plano de carreira para elas, tem que haver pra todos os outros cargos administrativos .

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s