Nosso gabinete recebeu, na última terça-feira (31), uma visita de representantes da reitoria da UFPel e gestores do Hospital Escola (HE) da Universidade. A reunião teve como objetivo buscar saídas para as dificuldades enfrentadas pela instituição de saúde em atendimentos, em especial nas cirurgias eletivas, devido a falta de profissionais. Vale ressaltar que o Hospital Escola (HE) da UFPel é uma referência na região, sendo um dos únicos com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Em condições normais, o HE-UFPel realiza, em média, entre 200 e 300 cirurgias por mês.
No início de dezembro passado, o Hospital Escola interrompeu a realização de cirurgias eletivas para pacientes não internados, por falta de anestesistas. O problema ocorre especialmente após o programa de residência em anestesiologia ter seu descredenciamento oficializado, em novembro, e os médicos residentes que reforçavam a escala serem realocados em outros programas.
Desde então, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HE, vem realizando ações na tentativa de suprir a falta de profissionais na área. Um processo seletivo simplificado foi aberto em dezembro na busca por profissionais anestesiologistas, para atender à necessidade excepcional. Ao mesmo tempo, foi feito um movimento para a contratação direta e emergencial de uma empresa para prestação de serviços continuados em anestesiologia. No entanto, por falta de inscritos no processo seletivo e dificuldades no cumprimento do contrato da empresa contratada, o problema nas cirurgias eletivas persiste no Hospital Escola.
As dificuldades enfrentadas pelo HE da UFPel não são uma exclusividade da instituição pelotense. Diversos Hospitais Universitários do Brasil enfrentam crises semelhantes ou até piores devido a cortes e precarização dos funcionários, em uma concorrência desleal com empresas do setor privado, que oferecem melhores salários aos médicos, sem dar o mesmo retorno para a sociedade.
Firmamos nosso compromisso de lutar pelo fortalecimento do Hospital Escola (HE) da UFPel e pela saúde pública de qualidade!
Estiveram presentes no encontro, a vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, a do Hospital Escola Carolina Ziebell e ainda os gerentes Cristiane Becker Neutzling, Daniele Nolasco Zaffalon e Tiago Collares.
Foto: TV Câmara