Nosso mandato protocolou o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Orgulho Louco”, que passará a integrar o calendário oficial de eventos do Município. A data é o 29 de outubro, dia histórico da mobilização e das marchas do Orgulho Louco que ocorrem em diversas cidades.
Nesta ano, o 29 de outubro marca a 1° Parada do Orgulho Louco Pelotas-RS Vanilda Silva e terá concentração na Praça Coronel Pedro Osório, às 14h, e sairá em Marcha até a Esquina Democrática, no calçadão de Pelotas. O evento compõe a programação da 11°Parada Gaúcha do Orgulho Louco, que originalmente acontece na cidade de Alegrete no RS.
O movimento traz a importância da ressignificação do conceito de “louco”, “maluco”, “doente mental”, “deficiente mental”, “diferente”, “diferenças” através de uma série de atividades culturais para problematizar, denunciar e superar questões como as causas da “doença mental”, e denunciar a violência Institucional e social que o estigma social provoca.
Em Pelotas, a construção da Parada foi canalizada através do Fórum Gaúcho de saúde Mental, atuando junto ao Fórum Municipal de Pelotas em Defesa da Saúde Mental e do SUS, da Frente Parlamentar de Pelotas em Defesa da Saúde Mental e do SUS e principalmente pela Aussmpe Pelotas (Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental).
Na sua primeira edição homenageará Vanilda Silva, uma importante mulher negra, atuante lutadora do Movimento Antimanicomial e sempre presente nas Paradas do Orgulho Louco em Alegrete, esteve a frente da AUSSMPE, e inspirou muitos usuários e familiares a lutarem por direitos e principalmente por sua cidadania. Vanilda Silva estará sempre presente em nossas Lutas, em nossa alegria e nos movimentos de organização da Luta Antimanicomial.
Foto: Tierre Canez