Vereadora Fernanda Miranda atua com as comunidades escolares contra o retorno do ensino presencial das Escolas Municipais

Fiscalização nas Escolas Municipais

O mandato da Vereadora Fernanda Miranda possui como característica marcante, desde o primeiro ano de sua atuação na Câmara Municipal – lá em 2017, o acompanhamento muito próximo da educação pública municipal. Durante a pandemia da Covid-19 não tem sido diferente. A Vereadora e sua equipe vem atuando cotidianamente em todas as difíceis modificações pelas quais passou a educação municipal ao longo de mais de um ano de estado pandêmico, acompanhando o sofrimento, a angústia e a luta diária de profissionais da educação, estudantes e suas famílias para lidar com a nova realidade de distanciamento social que se impõe para salvar vidas.

Na última sexta-feira (21), o mandato realizou uma reunião online, com a presença de mais de 60 pessoas e duração de quase três horas, com o Grupo de Trabalho da Educação – GT composto pela comunidade escolar pelotense em atuação conjunta ao Mandato, que vem atuando desde o ano de 2020, para tratar do retorno ao ensino presencial/híbrido das escolas do município. Na ocasião, os profissionais da educação e familiares de estudantes presentes foram unânimes em defender que este não é o momento correto para o retorno presencial, por mais que as dificuldades do ensino remoto sejam latentes e não constituam as condições ideais de ensino aprendizagem. A contrariedade ao retorno apresenta-se, levando em conta que a pandemia da Covid-19 ainda não está controlada, a imunização contra o vírus ainda está em fase inicial e as condições da rede de ensino público municipal não garantem segurança à vida das comunidades.

Durante a reunião, os profissionais da educação municipal apresentaram, mais uma vez, seu enorme descontentamento em relação a atuação da SMED durante a pandemia, que vem sendo marcada pela falta de diálogo amplo com as comunidades de ensino, uma vez que os contatos entre a Secretaria e as escolas, se dão apenas com as equipes gestoras das mesmas, sem trocas com aquelas e aquelas que atuam diretamente e diariamente com os estudantes e suas famílias. Foi exposto o desespero de professoras/es e famílias que não receberam nenhum suporte material, por parte da SMED, para o ensino remoto e nem mesmo preparação e capacitação adequada para atuar com a realidade atual do ensino.

Entre tantas outras problemáticas e desabafos de profissionais e familiares exaustos, pode-se constatar que as comunidades não estão preparadas para o retorno presencial/híbrido que se pretende iniciar já no próximo mês. Falta segurança às vidas – seja por condições de descontrole da pandemia, falta de vacina, falta de estrutura segura e de EPIs nas escolas, falta de capacitação de profissionais e de preparação dos estudantes e suas famílias, falta de transporte público de qualidade – falta diálogo com as comunidades escolares. Neste cenário caótico o retorno presencial/híbrido se apresenta como mais um episódio de medo e desespero em meio a pandemia.

Como parte do acompanhamento e fiscalização do possível retorno às aulas presenciais/híbridas, o mandato da Vereadora Fernanda deu início a uma série de visitas às escolas municipais, tomando todos os devidos cuidados com relação à prevenção da Covid-19. A intenção do mandato é realizar a averiguação in loco das atuais condições das escolas do município, verificando quais as adequações que a SMED está propiciando às instituições de ensino, para o retorno às aulas presenciais/híbridas.

Segundo a Vereadora, em uma primeira visita realizada na EMEI Bernardo de Souza e na EMEI Prof. Mário Osório Magalhães, já foi possível constatar aquilo que as comunidades escolares denunciam, ou seja, uma série de problemas estruturais (que são históricos) nos prédios das instituições, além de adaptações que, neste momento, não dão conta de garantir a saúde e segurança das/dos profissionais da educação, estudantes e suas famílias, em relação ao contágio pela Covid-19, durante o retorno presencial/híbrido que a SMED prevê iniciar no dia 16 de junho.

A Vereadora Fernanda seguirá atuando firme em defesa da vida e da educação pública de qualidade em conjunto com a comunidade pelotense, através de diálogo constante, fiscalização das escolas e realização de intermediação dos interesses das comunidades escolares com a SMED e/ou através de reuniões públicas, como a que ocorrerá nesta quinta-feira (27), às 14h, com transmissão ao vivo da TV Câmara Pelotas. Participem, acompanhem e fortaleçam essa luta que é de todes nós.

Um comentário sobre “Vereadora Fernanda Miranda atua com as comunidades escolares contra o retorno do ensino presencial das Escolas Municipais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s