
Nesta quarta-feira (19), o Mandato da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) manifestou através de Moção de Apoio apresentada à Câmara Municipal de Pelotas, seu total apoio ao Movimento Lactantes Pela Vacina – movimento nacional de lactantes pela vacinação contra a Covid-19, que busca garantir a imunização também no município de Pelotas.
Este importante Movimento defende que uma vacina protege dois, com base em pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2020, que comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, o que garante a imunização da mãe e a proteção do bebê em uma única vacina. Sendo, assim, uma estratégia de imunização eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno, cuja média de tempo no Brasil é de apenas 54 dias, ainda que se preconize o aleitamento exclusivo por 6 meses.
Cabe lembrar aqui que crianças pequenas não se adaptam bem ao uso de máscaras e também há o risco de sufocamento em bebês menores, o que dificulta a contenção de contaminação e contágio dos mesmos. Desta forma, a imunização das mães e a consequente proteção do bebê pelo leite materno é uma saída eficiente e sem maiores custos para o poder público, o que, evidentemente, configura uma estratégia de imunização extremamente inteligente.
Vacinar todas as lactantes é reconhecer o direito humano à saúde e proteção constitucional da maternidade, compreendemos, portanto, que deve ser um objetivo prioritário dos gestores públicos do Estado do Rio Grande do Sul e de Pelotas.
Por fim, o Movimento e o Mandato da Vereadora entendem que as grávidas, puérperas e lactantes sem comorbidades devam ser vacinadas após as grávidas, puérperas e lactantes com comorbidades, em razão do óbvio risco de agravamento e complicações que envolve este último público.